Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Com golaço de Almada, Argentina vence Uruguai e está “com um pé” na Copa

A Argentina não tinha Messi e Lautaro, mas contou com um inspirado Almada para vencer o Uruguai por 1 a 0 pela 13ª rodada das Eliminatórias. No jogo desta sexta-feira, 21/3, fora de casa, em pleno Estádio Centenário lotado, o ex-Botafogo e hoje no Lyon-FRA comandou as principais ações dos Hermanos. E fez o golaço que garantiu os três pontos. Gol espetacular, de fora da área, aos 20 minutos do 2º tempo, vencendo o goleiro Rochet, até então um paredão.

O triunfo fez justiça. Afinal, depois de um primeiro tempo fraco e tenso, os atuais campeões do mundo dominaram um Uruguai que caiu de ritmo com a saída do flamenguista Arrascaeta, machucado.  Não marcaram mais gols por causa da grande atuação do goleiro Rochet. O arqueiro do Internacional-RS fez pelo menos quatro grandes intervenções.

Com este resultado, a Argentina chega aos 28 pontos, com folga na liderança. Assim, pode confirmar sua classificação antecipada ao Mundial com quatro rodadas de antecedência já na próxima rodada. Na terça-feira (Hermanos recebem o Brasil, terceiro colocado com 21 pontos). Basta o empate para a atual campeã do mundo ficar com uma das seis vagas em jogo para a competição nos EUA, México e Canadá. O Uruguai, parado nos 20 pontos, fecha a rodada em quarto lugar. Na terça-feira, 25/3, vai até a altitude de El Alto para enfrentar a Bolívia. Novo tropeço e a Celeste começa a se complicar.

Primeiro tempo meia-boca

Os primeiros 30 minutos foram decepcionantes, tanto tecnicamente quanto em oportunidades de gol. A Argentina deixou a bola com o Uruguai, que teve 65% de posse. Mas a Celeste não tinha espaços. Deu um único chute a gol, aos 27, uma falta que Arrascaeta tentou cruzar e foi fácil para as mãos de Dibu. E a Argentina deu dois chutes sem perigo. Apenas aos 33 minutos, quando Arrascaeta bateu de fora da área e Dibu agarrou, foi que algo de relevante ocorreu.

Mas Arrascaeta logo sentiu uma lesão muscular e saiu para a entrada de De la Cruz. A temperatura do jogo aumentou e a Argentina acordou, com  duas boas chances. Simeone quase marcou em chute sem ângulo. Mas Rochet salvou. Logo depois, o zagueiro uruguaio Giménez se jogou para bloquear um chute de Enzo Fernández. A temperatura também esquentou na pressão, com dois momentos de empurra-empurra e confusões, mas sem cartão para nenhum lado.

Golaço de Almada e triunfo argentino

Veio o segundo tempo  e Almada começou a se destacar. Aos três minutos, o ex-Botafogo deu belo chute para ótima defesa de Rochet, que nem parecia estar fora de ritmo após se recuperar de lesão e pouco jogar com a camisa do Internacional-RS. A Argentina era muito mais perigosa. Simeone chutou e Rochet salvou. Logo em seguida, Almada recebeu livre e Rochet saiu nos pés do jogador, abafando a jogada.

Só dava Argentina e, aos 30 minutos, o ex-Botafogo e hoje no Lyon, Almada bateu no ângulo esquerdo de Rochet, que desta vez não salvou a Celeste. Gol espetacular. Em desvantagem no placar, o Urugaui se lançou ao ataque. Mas de forma atabalhoada, fechando o jogo com maior posse (62%), mas finalizando muito menos do que os argentinos (12 a 4).  Nos acréscimos, o argentino Nico González foi cortar a bol, mas acertou o rosto de Nández. Corretamente expulso.

URUGUAI 0X1 ARGENTINA

13ª rodada das Eliminatórias Data: 21/3/2025 Local: Estádio Centenário, Montevidéu (URU) URUGUAI: Rochet; Nández, Araújo, Giménez e Olivera; Valverde (Aguirre, 26’/2ºT), Bentancur, Pellistri (Brian Rodríguez, 12’/2ºT) e Arrascaeta (De la Cruz, 42’/1ºT); Darwin Núñez (Viñas, 26’/2ºT) e Máxi Araújo. Técnico: Marcelo Bielsa ARGENTINA: Dibu Martínez; Molina, Otamendi, Romero e Tagliafico; Enzo Fernández, Mac Allister (Palacios, 34’/2ºT), Paredes (Balerdi, 41’/2ºT) e Almada (Corrêa, 41’/2ºT); Nico González, Julian Álvarez e Simeone (Nico González, 24’/2ºT). Técnico: Lionel Scaloni Gols: Almada, 21’/2ºT (0-1) Árbitro: Juan Benítez (PAR) Auxiliares: Eduardo Cardozo e Milciades Saldivar (PAR) VAR: Derlis López (PAR) Cartões amarelos: Nández, Mathias Olivera (URU); Álvarez (ARG) Cartão vermelho: Noco Gonzãlez (ARG, 49’/2ºT)

Fonte: R7

Foto: Divulgação/AUF

Morre ex-goleiro bugrino Paulo Martorano, aos 91 anos

O Guarani Futebol Clube informou que recebeu com grande pesar a notícia do falecimento de Paulo Martorano, ex-goleiro bugrino e um dos maiores nomes da história do clube. O ex-atleta tinha 91 anos e faleceu na última semana. Martorano defendeu o Guarani entre 1952 e 1956 e foi o primeiro atleta do clube convocado para a Seleção Brasileira. Além disso, foi o goleiro do Guarani na inauguração do Brinco de Ouro. O clube prestou solidariedade aos familiares e amigos neste momento de luto. “Sua história e legado jamais serão esquecidos”, disse o clube me nota oficial.   Foto: Reprodução/Redes sociais

Veja mais

Em Sorocaba, Palacete de Cristal recebe iluminação especial azul durante o mês de abril

A partir desta quarta-feira (9), o Palacete de Cristal, principal edifício do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, passa a ser iluminado com a cor azul, em alusão à campanha mundial Abril Azul. O objetivo de conscientizar a população sobre o autismo. O Abril Azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), com esse intuito e buscando envolver a comunidade, proporcionando mais visibilidade para esta causa e promovendo a inclusão. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas são identificadas como autistas em todo o mundo. A iniciativa para iluminar o espaço público é da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Inclusão e Transtorno do Espectro Autista (Sintea), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema). A iluminação especial seguirá até o dia 30 de abril. Piquenique especial Além desta ação, outra iniciativa importante da Sintea será o PIC TEA, um piquenique voltado para crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), no próximo sábado (12), das 9h às 12, também no Jardim Botânico. Cada família deverá levar seu kit de alimentação, mas o evento também contará com algumas atrações gratuitas para as crianças: visita dos Moto Heróis (Motoclub), do cão terapeuta do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Cavalaria e da Banda da Polícia Militar (PM). Também serão oferecidos às crianças participantes do evento frutas, pipoca e algodão doce, além de água disponível a todos, no local. Para participar os interessados devem se cadastrar pelo link: https://tinyurl.com/piquiniqueTEA. O Jardim Botânico está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Foto: Prefeitura de Sorocaba

Veja mais

Centro Cívico de Americana recebe competição de jiu-jitsu com mais de 200 atletas neste domingo (13)

O Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha, o Centro Cívico de Americana, recebe neste domingo (13), a partir das 8h, a 1ª edição da Katana Cup de Jiu-Jitsu, competição que vai reunir atletas de todo o estado de São Paulo em várias categorias. O evento tem apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Esportes e de Comunicação e Tecnologia da Informação, e terá entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade. “O Centro Cívico está sempre aberto para receber grandes competições de todas as modalidades, e esse é mais um exemplo que reforça o nosso apoio ao esporte em Americana. Nossa estrutura está preparada para acomodar bem os atletas e oferecer as melhores condições possíveis para o torneio. Seguiremos incentivando iniciativas como essa”, comentou o secretário de Esportes, Marcio Leal. Ao todo, o torneio contará com a participação de 242 competidores de 22 cidades, divididos em categorias que vão desde o Pré-Mirim (4 a 6 anos) até o Master 2 (acima de 36 anos), com disputas no masculino e no feminino em todas as faixas. A expectativa é receber um público rotativo de mais de 2 mil pessoas durante todo o evento. “Esse é um torneio pensado para ser o primeiro de muitos aqui em Americana, com o objetivo de valorizar e fortalecer a modalidade na cidade e em toda a região. Teremos vários atletas de alto nível competindo e contamos com uma grande presença do público para prestigiar as disputas. Agradecemos o prefeito Chico Sardelli e o vice Odir Demarchi, que têm apoiado e cooperado para o desenvolvimento e crescimento da modalidade em nossa cidade”, destacou o professor Jonas Santos, integrante da equipe Katana Cup ao lado do professor Jeferson Martins.   Foto: Prefeitura de Americana

Veja mais