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Botão SOS Gama: aliado para proteção das mulheres vítimas de violência doméstica faz um ano

O Botão SOS Gama é uma ferramenta disponibilizada pela Guarda Municipal de Campinas para ser uma aliada das mulheres que são assistidas pelo programa Guarda Amigo da Mulher (Gama) e que possuem medida protetiva. Por meio de um aplicativo de celular, a usuária pode acionar a Guarda Municipal rapidamente em caso de aproximação do agressor. O Botão foi lançado no dia 8 de março do ano passado e, desde o dia da implantação, até o final de fevereiro de 2025, foram 103 acionamentos, que resultaram em 13 prisões de agressores que descumpriram a medida protetiva.

Funciona assim: quando o Botão é acionado, um alarme dispara na Central de Comando e Controle (Cecom) da Guarda Municipal e a viatura que estiver mais próxima ao local de acionamento é encaminhada para atender a ocorrência.

O dispositivo conta com tecnologia de georreferenciamento, que compartilha a localização da vítima, em tempo real, com o Cecom. Isso permite que a mulher utilize a ferramenta em qualquer lugar em que estiver, não somente em sua residência. Outra vantagem é que a mulher, enquanto acessar o aplicativo, em uma tela de chat, pode enviar mensagens instantâneas de texto, áudios, fotos e vídeos para a Guarda Municipal.

Para a Superintendente do Programa Guarda Amigo da Mulher, Cristina Bonin, a implantação do Botão SOS GAMA trouxe uma nítida sensação de segurança às assistidas. “Elas compreenderam que o acionamento do dispositivo acelera significativamente os processos de atendimento, uma vez que o alarme é disparado diretamente na nossa central de despacho. Isso elimina o tempo de uma chamada telefônica e a necessidade de identificação, pois o botão realiza todo o procedimento automaticamente.

Muitas assistidas já experimentaram o atendimento por meio do Botão SOS e relataram que foram atendidas de forma rápida e eficiente. Além disso, “o uso do Botão SOS já resultou em prisões importantes, especialmente em casos de descumprimento reiterado de medidas protetivas, o que evidencia um alto grau de risco para a vítima”, avalia Cristina. Segundo ela, trata-se de uma ferramenta fundamental para complementar o trabalho do GAMA na proteção às mulheres vítimas de violência, uma vez que a eficiência e rapidez no atendimento fazem toda a diferença para quem está em um ciclo de violência, garantindo, inclusive, uma maior possibilidade de defesa para essas mulheres.

Para a Inspetora Daniela Rossan, da equipe do GAMA, a implantação do Botão se revelou muito positiva. “Com o aplicativo, as assistidas sabem que independentemente do lugar em que elas estiverem, do horário em que o agressor aparecer, elas acionam e o deslocamento é muito rápido. E o nosso trabalho também ficou mais eficiente no atendimento, então veio a acrescentar”, completa Daniela.

 

Casos

Um dos casos que resultou na prisão do agressor é de uma assistida do GAMA, de 83 anos, que não será identificada por motivo de segurança. A idosa acionou o Botão e o agressor foi preso. “Eu estava na cozinha e ele gritava no portão, pedindo para entrar. Fiquei escondida, apertei o Botão, a Guarda chegou bem rápido e o prendeu na frente de casa, evitando que acontecesse coisa pior”, conta a mulher. O agressor, de 50 anos e filho da vítima, foi levado para a delegacia e ficou preso. Desde então, ele não a incomodou mais. “Desde o dia que a Guarda o prendeu, ele não apareceu mais em casa. Agora está tudo tranquilo e me sinto segura. A equipe do GAMA é maravilhosa, o apoio deles é super importante, os guardas conversam comigo, me dão atenção e orientação”, revelou.

Segundo a vítima, as ameaças contra ela começaram quando o filho se envolveu com uma mulher violenta, que “mudou a cabeça dele”. A idosa obteve uma medida protetiva de urgência em junho de 2024 e vem sendo acompanhada pela equipe do programa Guarda Amigo da Mulher, com visitas frequentes para fiscalizar o cumprimento da determinação judicial.

Uma outra assistida, de 43 anos, sofreu uma agressão física em outubro de 2024. “Quase morri”, conta ela. Nesse dia, após o registro da ocorrência, o homem ficou preso e ela obteve medida protetiva. Passou a ser acompanhada pelo programa Guarda Amigo da Mulher e instalou o aplicativo no celular. O agressor foi solto na audiência de custódia e pouco mais de um mês depois, ele apareceu de novo. “Estava chovendo naquela madrugada, ele entrou na minha casa, bateu na janela e eu já pressionei o Botão. Fiquei com ele na janela porque sabia que ali ele não ia conseguir me machucar. Não deu nem cinco minutos, a viatura da GM chegou e o deteve”, relatou a vítima. Enquanto esperava a viatura, ela usou o chat disponível no aplicativo e conversou com o atendente no Cecom, que respondeu a mensagem informando que a viatura estava a caminho. Neste dia, o ex-namorado da mulher foi conduzido ao distrito policial e ficou preso.

A mulher tinha ficado um ano e três meses em um relacionamento com este homem. “Eu acho que as mulheres não devem se amedrontar em denunciar relações abusivas. Fui passando a mão na cabeça dele e quase fui morta. Quem estiver passando por isso deve procurar ajuda e tomar uma atitude”, aconselha. “Hoje eu me sinto muito segura com toda a assistência da Guarda Municipal e com a disponibilidade do Botão”, finaliza.

 

Programa Guarda Amigo da Mulher

O Programa Guarda Amigo da Mulher (Gama) fiscaliza o cumprimento de medidas protetivas de urgência junto às vítimas, com visitas frequentes das equipes do programa às assistidas. O Gama também conta com a Sala Lilás, na Base Centro da Guarda Municipal de Campinas. Inaugurado em 2021, a Sala Lilás é um espaço para que as mulheres vítimas de violência doméstica busquem acolhimento e recebam orientação sobre os serviços disponíveis na Rede Protetiva, e sobre os possíveis encaminhamentos judiciais. Atualmente, 212 mulheres são assistidas pelo programa.

Para ter acesso aos serviços, as mulheres que estão com medida protetiva podem ligar no telefone 153 ou procurar a Sala Lilás que fica na base do Centro da GM (na avenida Moraes Salles, s/n).

 

Foto: Prefeitura de Campinas

Confira onde o Procon Móvel de Sorocaba estará na próxima semana

A unidade do Procon Móvel de Sorocaba estará em três pontos da cidade, na próxima semana, com atendimentos à população. Na segunda-feira (17), o serviço estará disponível no Terminal Vitória Régia, na Zona Norte, sendo que, na sexta-feira (21), o atendimento será na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, sempre das 9h às 13h. Já na quarta-feira (19), a unidade permanecerá no Paço Municipal, em virtude da realização da 32ª edição do programa “Quarta com o Prefeito”, no Teatro Municipal, das 9h às 17h. O Procon Sorocaba, vinculado à Secretaria de Governo (Segov), da Prefeitura de Sorocaba, atua na proteção e na defesa dos direitos do consumidor, sendo importante veículo de valorização e respeito à cidadania. No Procon Móvel são feitos registros de solicitações e abertura de reclamações referentes ao direito do consumidor, além de feitas orientações e encaminhamentos. O atendimento presencial também está disponível na sede do Procon Municipal, que fica na Avenida Antônio Carlos Comitre, altura do nº 331, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira, assim como em todas as Casas do Cidadão, das 8h às 17h. O consumidor que tiver dúvidas, identificar ou suspeitar de irregularidades ainda pode acionar o Procon Sorocaba, por meio do WhatsApp: (15) 99111-7448 e do site: procon.sorocaba.sp.gov.br.   Foto: Prefeitura de Sorocaba

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Sumaré recebe a 2ª edição da corrida Let’s Run Girls neste domingo (16); veja mudanças no trânsito

No domingo (16), Sumaré será palco da 2ª edição da corrida Let’s Run Girls, evento promovido pelo Shopping Park City com o apoio da Prefeitura Municipal. A corrida, que celebra o Mês da Mulher, contará com a participação de mais de 1.300 corredoras em um percurso exclusivo para o público feminino. Para garantir a segurança das participantes e também dos condutores, a SMMUR (Secretaria de Mobilidade Urbana e Rural) anunciou mudanças temporárias no trânsito da cidade. Entre 6h e 9h da manhã, diversos trechos estarão interditados. Durante todo o trajeto da corrida, agentes da SMMUR estarão no local para orientar os condutores sobre as opções de desvio. A recomendação é que motoristas evitem a região da prova no período da manhã e utilizem rotas alternativas. Confira as alterações: – Fechamento total dos cruzamentos: Trecho entre as ruas Ângelo Ongaro e João Francisco Yanssen Avenida da Saudade, entre a rua Ernesto Barijan e a Associação Cultural Nippo Brasileira – Mudança temporária de mão de direção: Rua Ernesto Barijan terá sentido alterado no trecho entre a Avenida da Saudade e a rua João Antônio Breda. Serviço: – Data: 16 de março (domingo) – Horário: 6h às 9h – Local: Trechos interditados entre as ruas Ângelo Ongaro e João Francisco Yanssen

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Daae de Rio Claro faz limpeza preventiva em poço de sucção da ETA 2 na manhã de domingo (16)

O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro vai fazer a limpeza preventiva do poço de sucção de uma das casas de bombas da Estação de Tratamento de Água “José Crespo” (ETA 2). Pode ocorrer baixa pressão no abastecimento de água nos bairros abastecidos pela ETA 2, nas regiões Leste, Oeste e em alguns bairros da região Sul, além do distrito de Ajapi. O serviço terá início às 6 horas da manhã de domingo (16), e a conclusão está prevista para até às 10 horas. A normalização da pressurização do fornecimento de água aos bairros abastecidos está prevista para até o final da manhã. Nesse período, o Daae orienta que os consumidores redobrem a atenção para o uso consciente e sem desperdícios da água. De acordo com o departamento técnico do Daae, o serviço é feito periodicamente e é necessário para manter a qualidade da água distribuída e será feito neste horário para impactar o mínimo possível o abastecimento de água à população, já que é um horário de menor consumo. A ETA 2 fica na estrada que liga Rio Claro ao distrito de Ajapi e abastece 60% da cidade. Os outros 40% são abastecidos pela ETA 1 que seguirá funcionando normalmente.

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