Portal Veloz

Aprovado em Medicina em cinco universidades, jovem agradece motorista de ônibus de Campinas

O estudante Matheus Gabriel, de 19 anos, era apenas um bebê quando Valdemir José Bernardes começou a sua carreira como motorista de ônibus. Ao longo de 18 anos na profissão, Valdemir carregou diversas histórias no transporte. Mas nem imaginava que uma das mais marcantes estava sendo construída quando o jovem Matheus subia diariamente na linha 154, no Jardim Santa Lucia, rumo ao Centro. Aproveitando cada minuto do seu dia para estudar, inclusive o tempo que passava no ônibus conduzido por Valdemir, o estudante conseguiu ser aprovado em Medicina em cinco instituições: a Universidade de São Paulo (USP), a Estadual Paulista (Unesp), as Federais do Ceará e do Maranhão (UFCE e UFMA) e a escolhida por ele, a Estadual de Campinas (Unicamp).

“No transporte, como eu pegava quatro ônibus e passava bastante tempo do dia neles, eu fazia questões”, lembra o jovem, que usava livros e celular para a resolução dos exercícios durante as viagens. Ele conta que Valdemir sempre dirigia de forma calma, e conseguia aproveitar para estudar.

A rotina de estudos de Gabriel começava pela manhã, em casa. Pela tarde, seguia para o Centro, onde fazia curso preparatório. E à noite, fazia o Ensino Médio Técnico no Colégio Técnico de Campinas, o Cotuca. A inclusão da linha 154 nesta rotina durou todo o primeiro semestre de 2024, até a mudança da família do jovem para o Bonfim, onde mora hoje.

Em reencontro promovido após a aprovação no curso que sonhava, o jovem agradeceu ao motorista da VB Transportes e Turismo. “Eu devo grande parte dessa conquista aos motoristas que me acompanharam em todo o processo de preparação para o vestibular, entre os quais, o Valdemir”, elogiou. “Eu acho que o cuidado do motorista em relação ao trânsito é importante porque, além de garantir o óbvio, que é a segurança, proporciona o conforto para o passageiro, que pode aproveitar para estudar, ler”, avaliou.

Valdemir contou que não imaginava que levava uma história como a de Matheus em seu ônibus. “Essa é a minha maior alegria, dele confiar em mim”, disse. “Fico muito feliz de ter me elogiado. E de ter dado tempo para ele ler, estudar. É muita responsabilidade do motorista.”

Com uma nova fase começando em sua vida, o planejamento de Matheus mudou. “Agora, vou procurar novos circuitos de ônibus da Unicamp até a minha casa”, compartilhou. Mas ele conta que pretende manter uma técnica antiga na jornada que começa a percorrer neste semestre: estudar no transporte do novo trajeto conquistado.

 

Fotos: Prefeitura de Campinas

×

Buscar no Portal Veloz