Portal Veloz

Últimas Notícias

São Paulo tem três novos casos de sarampo confirmados em bebês

CBF envia ofício contestando gol anulado de Vini Jr. contra Escócia

Diretora do DAE de Santa Bárbara d’Oeste é a primeira mulher eleita presidente regional da Assemae-SP

Mutirão de poda de árvores encostadas na rede elétrica começa na próxima semana em Limeira

XV decide vaga para a terceira fase do Brasileiro Série D, que vale a garantia no cenário nacional em 2027

2ª edição do festival Vozes da MPB de Hortolândia terá Jota.pê e Chico Chico em julho

Dia: 30 de abril de 2026

Limeira terá o primeiro hospital municipal de cuidados paliativos do estado

Unidade vai oferecer tratamento contínuo, controle da dor e suporte em saúde mental a pacientes com doenças crônicas graves Limeira será o primeiro município do estado de São Paulo a contar com um hospital público municipal exclusivamente dedicado a cuidados paliativos e prolongados. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (30) pelo prefeito Murilo Félix, que confirmou a instalação da unidade no antigo prédio do Hospital Beneficência Limeirense, no bairro Boa Vista. A aquisição do imóvel está em fase final e contará com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Renata Abreu. Com capacidade inicial para 40 leitos, a unidade vai se tornar referência no atendimento a pacientes que precisam de cuidados contínuos em Limeira. Hoje, essas pessoas ocupam leitos na Santa Casa e no Hospital Humanitária. Com a nova unidade, esses espaços poderão ser destinados a moradores que aguardam cirurgias e outros procedimentos na rede pública. “Há pessoas com doenças crônicas que vivem por décadas convivendo com dor, sem o tratamento adequado. Esse hospital vai mudar isso. Além do cuidado médico contínuo, a unidade vai oferecer tratamento de saúde mental quando ele for consequência da própria doença. É mais dignidade para quem mais precisa”, afirmou o prefeito Murilo Félix. Entenda o novo hospital O Hospital Municipal de Cuidados Paliativos e Prolongados atenderá pessoas que já não precisam de internação em unidades de emergência ou cirúrgicas, mas que ainda necessitam de acompanhamento médico contínuo: idosos com demência ou dificuldade de locomoção, pacientes com sequelas de AVC, doenças como Parkinson e ELA, câncer em estágio avançado e pessoas em recuperação longa após cirurgias ou internações em UTI. A previsão é que a unidade seja inaugurada até o primeiro semestre de 2028. “Para essas pessoas e suas famílias, o hospital representa mais humanidade no cuidado, alívio do sofrimento e suporte em um momento muito difícil”, afirmou o secretário de Saúde, Alexandre Ferrari. Foto: Divulgação

Leia Mais

Limeira vai negativar devedores de IPTU e outros débitos a partir de junho

Medida alcança inicialmente 35 mil contribuintes em atraso com a Prefeitura A partir de junho, contribuintes de Limeira inandimplementes com IPTU e outros débitos municipais terão o nome incluído nos serviços de negativação, como o Serasa. A medida alcança inicialmente cerca de 35 mil moradores com débitos de anos anteriores, e também contempla atrasos no IPTU 2026. A iniciativa atende a uma determinação de órgãos de controle que vêm cobrando ações concretas para reduzir a inadimplência com o município. Segundo a Secretaria de Fazenda, o grande número de contribuintes em débito compromete a arrecadação e prejudica quem paga seus impostos em dia. “Temos sido cobrados pelo Tribunal de Contas e também do Conselho Nacional de Justiça sobre providências para enfrentar a inadimplência. Mas, além de uma obrigação legal, é também uma questão de respeito com os limeirenses que pagam seus impostos em dia”, afirmou o secretário Valmir Barreira. Como evitar a negativação Contribuintes com débitos em aberto ainda podem regularizar a situação antes de ter o nome incluído nos órgãos de proteção ao crédito. O atendimento está disponível no Agiliza Limeira, localizado no Paço Municipal, onde é possível parcelar as dívidas e suspender o processo de negativação. Também é possível fazer de forma on-line através do endereço eletrônico: https://digital.limeira.sp.gov.br/b.php?pg=o%2Fbusca_servicos&search=parcelamento. Já para as guias à vista acessar o endereço eletrônico abaixo: https://abre.ai/dda-guia-de-quitacao Foto: Prefeitura de Limeira

Leia Mais

Maio Amarelo prioriza ações para motociclistas e pedestres em Limeira; conheça as ações

Campanha promove atividades educativas e preventivas em vias de grande circulação e em escolas A Secretaria dos Transportes e Mobilidade Urbana de Limeira realiza, ao longo deste mês, a campanha Maio Amarelo com o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”. A iniciativa integra o movimento internacional de conscientização sobre segurança viária e terá como foco principal os motociclistas e pedestres, considerados mais vulneráveis no trânsito. “A campanha deste ano reforça a importância de olhar para o próximo e adotar atitudes responsáveis no trânsito, especialmente em relação aos motociclistas e pedestres, que estão mais expostos aos riscos”, destacou o prefeito Murilo Félix. Segundo dados do Infosiga-SP (Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito), 56 pessoas perderam a vida no trânsito em Limeira em 2025. A maioria das vítimas era motociclista.  “A conscientização é essencial para transformar comportamentos e tornar o trânsito mais seguro para todos. Nosso objetivo é estimular atitudes de respeito, atenção e responsabilidade no dia a dia”, explicou o secretário dos Transportes e Mobilidade Urbana, Walter Veneciano. Durante todo o mês, serão realizadas atividades educativas e preventivas em vias de grande circulação e em escolas. As ações incluem orientações sobre respeito à sinalização, ao semáforo e aos limites de velocidade, além de conscientização sobre o uso correto de vagas reservadas, os riscos das filas duplas e a distribuição de antenas corta-pipas para motociclistas. Também haverá entrega de panfletos informativos e divulgação de vídeos educativos nos canais oficiais da Prefeitura de Limeira. Confira as ações: Mini Cidade do Trânsito – Ações com crianças Dias 2, 3, 9, 10, 16, 17, 23, 24, 30 e 31 (sábados e domingos) Horário: das 8h às 14h Local: Parque Cidade   Barreira Educativa – Motociclistas e Pedestres Dia: 4 (segunda-feira) Horário: 10h Local: Praça Toledo Barros   Barreira Educativa – Motociclistas Dia: 6 (quarta-feira) Horário: 15h Local: Anel Viário – Próximo ao Parque Cidade   Dia: 8 (sexta-feira) Horário: 15h Local: Av. Dr. Lauro Corrêa da Silva   Barreira Educativa – Escolas Dia: 11 (segunda-feira) Horário: 17h Local: Portinari Grupo Educacional   Dia:13 (quarta-feira) Horário: 12h Local: Colégio São Benedito   Dia:15 (sexta-feira) Horário: 17h Local: Colégio Jandyra   Barreira Educativa – Pedestres/Semáforos Dia: 18 (segunda-feira) Horário: 10h Local: Praça Toledo Barros/Rua Conselheiro Saraiva   Dia: 20 (quarta-feira) Horário:15h Local: Rotatória do Jd. Aeroporto   Dia: 22 (sexta-feira) Horário: 16h Local: Praça Rotary Clube Leste (Covabra)   Barreiras Educativas – Motociclistas/Pedestres Dia: 25 (segunda-feira) Horário: 11h Local: Rua Carlos Gomes (Pátio Limeira Shopping)   Dia: 27 (quarta-feira) Horário: 15h Local: Av. Piracicaba   Dia: 29 (sexta-feira) Horário: 15h Local: Anel Viário (próximo ao Parque Cidade) Foto: Prefeitura de Limeira

Leia Mais

Abastecimento de água em Cordeirópolis será paralisado na próxima terça (5) para instalação de nova bomba

Serviço será realizado das 8h às 14h para reforçar o sistema de distribuição O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Cordeirópolis informa que haverá interrupção temporária no abastecimento de água no município na próxima terça-feira (5), das 8h às 14h. Nesse período, será instalada uma nova bomba de recalque na Estação de Tratamento de Água (ETA). De acordo com o SAAE, o objetivo é reforçar o sistema de abastecimento em toda a cidade. “Esse investimento integra as ações de melhoria na infraestrutura hídrica do município, garantindo mais eficiência e segurança no fornecimento de água”, explica o presidente da autarquia, Marco Gomes da Silva. A orientação é para que a população faça uso consciente da água armazenada durante o período de interrupção. Após a conclusão dos trabalhos, o abastecimento será retomado de forma gradual. Foto: Prefeitura de Cordeirópolis

Leia Mais

Ação na Festa do Trabalhador abre calendário de Vacinação Itinerante em maio

Doses contra gripe, dengue e outros imunizantes serão oferecidas no Horto Florestal e nas feiras livres diurnas e noturnas A Secretaria de Saúde de Limeira mantém a estratégia de Vacinação Itinerante para ampliar o acesso da população aos imunizantes. A Festa do Trabalhador, que será realizada nesta sexta-feira (1º), no Horto Florestal, abre o calendário de maio da iniciativa. A equipe de vacinadores atenderá das 12h às 17h, na casa que abrigava a antiga sede do espaço, próxima ao coreto. No Horto Florestal — assim como nos demais pontos da Vacinação Itinerante — estarão disponíveis as seguintes vacinas: gripe (para grupos prioritários); dengue (adolescentes de 10 a 14 anos, profissionais de saúde de 15 a 59 anos e pessoas com 59 anos); covid-19; febre amarela; meningite ACWY; HPV (pessoas de 10 a 19 anos); hepatite B; dupla adulto (difteria e tétano); e bronquiolite (para gestantes). Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto, Cartão SUS, carteira de vacinação e comprovante de residência. Menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis. Confira o calendário completo de Vacinação Itinerante: Dia 1/5 – Festa do Trabalhador no Horto Florestal – 12h às 17h. Endereço: Via Jurandyr Paixão de Campos Freire, km 4 Dia 3/5 – Feira Livre da Av. Maestro Xixirri – 7h30 às 11h30 Dia 8/5 – Feira Livre Noturna do Jd. São Lourenço – 17h às 21h. Endereço: Av. Dr. Lauro Corrêa da Silva, 6.525 Dia 12/5 – Feira Livre Noturna do Parque Cidade – 17h às 21h Dia 14/5 – Feira Livre Noturna do Limeirão – 17h às 21h Dia 17/5 – Feira Livre da Av. Maestro Xixirri – 7h30 às 11h30 Dia 22/5 – Feira Livre Noturna do Jd. São Lourenço – 17h às 21h. Endereço: Av. Dr. Lauro Corrêa da Silva, 6.525 Dia 26/5 – Feira Livre Noturna do Parque Cidade – 17h às 21h Dia 28/5 – Feira Livre Noturna do Limeirão – 17h às 21h Dia 31/5 – Feira Livre da Av. Maestro Xixirri – 7h30 às 11h30 Confira a indicação das vacinas: GRIPE Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos (60+) e grupos prioritários (trabalhadores de saúde, pessoas com deficiência permanente, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, pessoas com comorbidades, professores, pessoas em situação de rua, integrantes das Forças de Segurança e Salvamento, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores dos Correios, etc). DENGUE – Para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos; – Para profissionais da área de saúde (de 15 a 59 anos) das redes pública e privada: médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, dentistas, veterinários, biomédicos, entre outros. Importante: é necessário comprovar a atuação na área, com apresentação da carteira de trabalho ou carteira do conselho de classe; – Para adultos de 59 anos a 59 anos, 11 meses e 29 dias. O imunizante não é indicado para idosos com 60 anos ou mais, conforme previsto em bula e regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). COVID-19 Atualmente, a vacina contra covid-19 é voltada a gestantes, pessoas imunocomprometidas e idosos (60 anos ou mais), que devem ser vacinados a cada seis meses. Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber duas doses da vacina, com intervalo de quatro semanas entre elas. Pessoas de 5 a 59 anos, sem comorbidades e já vacinadas anteriormente, não precisam receber novas doses. Nessa faixa etária, o imunizante é destinado apenas aos grupos especiais, que devem receber uma dose anualmente. São eles: pessoas vivendo em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, pessoas em situação de rua e trabalhadores dos Correios. FEBRE AMARELA – Crianças a partir de 9 meses de idade que ainda não foram vacinadas e aquelas que não completaram o esquema vacinal de duas doses. – Pessoas que receberam apenas uma dose antes de completar 5 anos de idade deverão tomar a dose adicional, independentemente da idade. – Pessoas de qualquer idade que não sabem se já foram vacinadas. – Pessoas com 60 anos ou mais devem apresentar recomendação médica por escrito para receber a vacina. MENINGITE (ACWY) – Crianças de 12 meses e adolescentes de 11 a 14 anos. HPV – Meninas e meninos de 9 a 19 anos; – Pessoas com HIV; – Pessoas transplantadas entre 9 e 45 anos. HEPATITE B – Crianças: a vacina deve ser aplicada ainda na maternidade, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida. Em seguida, aos 2, 4 e 6 meses. Observação: A vacina contra a hepatite B integra a vacina pentavalente. – Adultos não vacinados: devem tomar três doses, com intervalo de 2 meses após a primeira e 4 meses após a segunda. DUPLA ADULTO (DIFTERIA E TÉTANO) – Pessoas não vacinadas contra difteria e tétano na primeira infância; – A partir dos 7 anos, caso não tenham sido vacinadas anteriormente. BRONQUIOLITE – Para gestantes entre a 28ª e 36ª semana de gestação. Foto: Prefeitura de Limeira

Leia Mais

Limeira encerra o Abril Azul com evento de inclusão e acolhimento no Parque Cidade

Atividades lúdicas e de promoção à saúde reuniram pacientes, familiares e equipes de referência no atendimento ao TEA A Prefeitura de Limeira realizou nesta quinta-feira (30), das 9h às 12h, o evento de encerramento do Abril Azul no palco principal do Parque Cidade. A ação reuniu atividades inclusivas, recreativas e de promoção à saúde, com foco no acolhimento e na valorização das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. A programação contou com apresentações artísticas, atividades recreativas e circuitos adaptados, além de ações de saúde como vacinação itinerante. Também foram oferecidos espaços de cuidado e bem-estar voltados às famílias, com foco especial no acolhimento das mães atípicas. A psicopedagoga Vania Sena destacou a importância do encontro e do cuidado com as famílias. “Ficamos muito felizes com o resultado do evento, que contou com a presença de diversas crianças e famílias atípicas. A programação envolveu atividades integradas, com a participação de terapeutas do CEMA e ações das áreas de Cultura e Esporte adaptado, pensadas para acolher e apoiar as famílias. Também tivemos um momento especial de acolhimento, com massagem, voltado especialmente às mães atípicas, oferecendo uma pausa necessária diante do estresse e dos desafios vivenciados no dia a dia.” A iniciativa foi promovida pelas Secretarias de Saúde e de Educação, em parceria com as Secretarias de Esporte e Lazer e de Cultura, Turismo e Eventos, reunindo pacientes e familiares atendidos pelo Centro de Especialização Municipal do Autista (CEMA), AME-TEA e Espaço Família Azul, além de outras crianças com TEA do município. O objetivo foi fortalecer vínculos, ampliar o cuidado integral e promover momentos de integração. O evento reforçou o compromisso do município com políticas públicas inclusivas e com a construção de uma rede de apoio mais sensível às necessidades das pessoas com TEA e seus familiares. Foto: Prefeitura de Limeira

Leia Mais

Rua Henrique Jacobs, no Pq. Campos Elíseos, terá sentido único a partir de terça-feira (5)

Mudança no trânsito busca ampliar a segurança viária e melhorar a fluidez de veículos na região A Secretaria dos Transportes e Mobilidade Urbana de Limeira informa que, a partir de terça-feira (5), a Rua Henrique Jacobs, no Parque Campos Elíseos, passará a operar em sentido único de circulação. A alteração será implantada no trecho entre a Avenida Carlos Kuntz Busch e a Rua João Piccirillo. Com a mudança, o fluxo de veículos seguirá da Avenida Carlos Kuntz Busch em direção à Rua João Piccirillo. A medida visa proporcionar mais segurança viária, melhorar a fluidez do trânsito local e organizar a circulação de veículos e pedestres na região. Nos primeiros dias de implantação, agentes de trânsito estarão presentes no local para orientar os motoristas e acompanhar a adaptação às mudanças. A secretaria reforça a importância de que condutores e moradores redobrem a atenção à nova sinalização e respeitem as orientações no local. Em caso de necessidade, a população poderá entrar em contato com a equipe pelos telefones 3441-2816 e 3441-5469. Foto: Prefeitura de Limeira

Leia Mais

Concessionárias preveem mais de 1,6 milhão de veículos nas rodovias paulistas durante o feriado

Concessionárias estimam fluxo intenso nas rodovias paulistas durante o feriado do Dia do Trabalho e reforçam operação especial para garantir segurança e fluidez no tráfego As concessionárias que administram importantes rodovias do interior de São Paulo preveem aumento expressivo no fluxo de veículos durante o feriado prolongado do Dia do Trabalho, celebrado nesta sexta-feira, dia 1º de maio. Somando diferentes sistemas rodoviários, a expectativa é de circulação de mais de 1,6 milhão de veículos entre os dias 30 de abril e 3 de maio. No Corredor Dom Pedro, administrado pela Concessionária Rota das Bandeiras, a estimativa é de passagem de aproximadamente 660 mil veículos durante o período da operação especial. O trecho mais movimentado deve ser a rodovia D. Pedro I (SP-065), com cerca de 450 mil veículos. O pico de saída está previsto para quinta-feira (30), a partir das 17h, especialmente no sentido Jacareí, com tráfego intenso até por volta das 21h. Também fazem parte da previsão de fluxo a rodovia Prof. Zeferino Vaz (SP-332), com cerca de 95 mil veículos, e as rodovias Eng. Constâncio Cintra (SP-360) e Romildo Prado (SP-063), que devem somar pouco mais de 115 mil veículos. Já na malha administrada pela Eixo SP Concessionária de Rodovias, a expectativa é ainda maior: cerca de 950 mil veículos devem circular pelas 12 rodovias sob sua gestão. O volume representa crescimento de aproximadamente 18% em relação aos dias normais. Os trechos entre São Carlos e Rio Claro devem concentrar o maior movimento, com estimativa de 280 mil veículos, seguidos pelos segmentos de Piracicaba a São Pedro, Bauru a Jaú e regiões de Presidente Prudente e Marília. As operações especiais terão início na tarde de quinta-feira (30) e seguirão até a noite de domingo (3), com previsão de fluxo intenso também no retorno do feriado, especialmente no domingo. Para garantir a segurança e a fluidez do tráfego, as concessionárias reforçarão equipes operacionais, com guinchos, viaturas de resgate e inspeção atuando de forma contínua. O monitoramento será realizado por câmeras e painéis de mensagens ao longo das rodovias. Os motoristas também contarão com serviços de apoio 24 horas, incluindo atendimento médico e mecânico, além de canais de informação por telefone, aplicativos e redes sociais. As empresas reforçam ainda a importância da manutenção preventiva dos veículos antes de pegar a estrada.   Foto: Divulgação/Eixo SP

Leia Mais

Homem é preso após furtar comércio na região central de Americana

Na madrugada desta quinta-feira (30), a Guarda Municipal de Americana (GAMA) prendeu um homem de 42 anos suspeito de furtar um estabelecimento comercial localizado na região central da cidade. A equipe foi acionada por volta das 2h25 após denúncia de furto em um comércio na Rua Sete de Setembro. Ao chegar ao local, os agentes constataram que o vidro do estabelecimento havia sido quebrado com uma pedra. O suspeito já havia fugido. Com o auxílio de imagens de videomonitoramento, foi possível identificar as características do autor. Após a chegada do proprietário, os guardas iniciaram buscas nas proximidades e localizaram um indivíduo com as mesmas características na Rua Carlos Gomes. Durante a abordagem, o homem confessou o crime e indicou onde havia escondido os objetos furtados. Foram recuperados dois frascos de perfume. Um terceiro item, que teria sido descartado em uma área próxima à linha férrea, não foi localizado. Ainda durante a ocorrência, foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto contra o suspeito pelo crime de furto. O homem foi detido e encaminhado à autoridade policial de plantão, que ratificou a prisão em flagrante.   Foto: Divulgação/GAMA

Leia Mais

Maratona de Piracicaba acontece no fim de semana e deve atrair atletas de 166 cidades

São esperados 2.000 atletas para a prova; 50% vem de outras cidades A primeira edição da Maratona de Piracicaba, organizada pela Chelso Sports e apresentada pela Sicoob Cocre, com apoio da Prefeitura de Piracicaba – por meio das secretarias municipais de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Segurança Pública, Trânsito e Transportes e Guarda Civil -, acontece este fim de semana, nos dias 02 e 03 de maio, com a expectativa de reunir mais de 2.000 atletas. Os dados oficiais da organização revelam o peso do evento: 50,5% dos inscritos residem fora de Piracicaba. Esses atletas, provenientes de 166 cidades e 18 estados diferentes — incluindo polos distantes como Acre, Bahia e Rio Grande do Sul, desembarcarão na cidade aproveitando o feriado prolongado do Dia do Trabalhador (1º de maio), movimentando o turismo e a economia. “A Maratona de Piracicaba não foi pensada apenas para quem corre, mas para a cidade inteira. Nosso objetivo sempre foi transformar a prova em uma vitrine, conectando o esporte ao turismo e gerando um impacto econômico real. Quando vemos que mais da metade dos inscritos vem de fora, sabemos que acertamos no alvo”, afirma Guilherme Celso, CEO da Chelso Sports e idealizador do evento. Os atletas passarão por ícones como a Rua do Porto, Engenho Central, Museu da Água, Elevador Turístico e a centenária Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz). A largada da Meia Maratona (21 km) e da Maratona (42 km), no domingo, acontecerá no Estádio Municipal Barão da Serra Negra, com chegada no Parque da Rua do Porto, promovendo uma integração inédita entre o esporte e a tradição ribeirinha. A prova principal, os 42 km, exigirá resiliência, mas a altimetria favorece a performance. O percurso da maratona e da meia maratona possui mais trechos de descida do que de subida, um atrativo técnico que ajudou a atrair atletas em busca de quebra de recordes pessoais. SERVIÇO 1ª Maratona de Piracicaba Dia 02 de maio de 2026. Concentração: a partir das 5h40. Largada 10 km às 6h40 e às 7h para os 5 km, no Parque da Rua do Porto. Data: 03 de maio de 2026. Concentração: a partir das 4h. Largada Elite e Geral 21 km e 42 km, às 5h, do Estádio Municipal Barão da Serra Negra. Informações no site www.maratonadepiracicaba.com.br   Foto: Prefeitura de Piracicaba

Leia Mais
Nenhuma postagem a exibir

Confira o canal do Portal Veloz No Youtube

×

Buscar no Portal Veloz