O dia 21 deste mês é considerado o Dia Internacional da Síndrome de Down, criado pela Down Syndrome Internacional e oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2012. Em Campinas, a 12 ª Caminhada pela Inclusão 2025 se insere nas atividades que estimulam o conhecimento da sociedade sobre a Síndrome e incentivam a luta contra a discriminação.
A Caminhada será realizada no domingo, dia 30 de março, a partir de 9h, na Praça Arautos da Paz, em Campinas. O evento é organizado anualmente para conscientizar a sociedade sobre a Síndrome de Down e incentivar a participação ativa das pessoas com essa condição na comunidade.
A atividade anual, para a qual são esperadas 2,5 mil pessoas, é organizada pelo Centro Síndrome de Down (CESD), com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas. O tema deste ano é “Suporte para quem precisa e todos juntos apoiando a inclusão. Seja rede de apoio!”.
O Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, já faz parte dessa rede. “A caminhada busca visibilidade e combate ao preconceito, reunindo pessoas de todas as idades em torno da causa. É a chance de reforçarmos o nosso desejo de uma sociedade igualitária, saudável e livre para novas descobertas”, destaca.
A coordenadora de Relações Institucionais do CESD, Claudete de Lima, ressalta que o evento tem um significado especial “porque alinha família e sociedade, fortalecendo a rede de saúde, educação, amigos e comunidade. Essa rede de apoio torna tudo mais leve, mais inclusivo e ajuda a reduzir o preconceito”, avalia.
Programação
Segundo os organizadores, o trajeto da Caminhada é coletivo, privilegiando a alegria e a descontração dos participantes. No espaço da Praça Arautos da Paz haverá também apresentações artísticas e atividades interativas, sempre destacando o protagonismo das pessoas com síndrome de Down.
Para participar
A camiseta oficial, que ajuda na divulgação da Caminhada e na manutenção do CESD, pode ser adquirida pelo telefone (19) 3794-2121 ou WhatsApp (19) 99825-6444. Outras informações pelo site: www.cesdcampinas.org.br
Foto: Prefeitura de Campinas