Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Em busca de melhorias, Comissão de Obras retoma vista ao Centro Comunitário do Cecap em Limeira

A Comissão de Obras e Planejamento Urbano da Câmara Municipal de Limeirarealizou, na sexta-feira, 11 de abril, uma nova visita ao Centro Comunitário Victor D’Andréa, no Cecap. A diligência contou com a presença de representantes da Prefeitura e teve como objetivo verificar as melhorias implementadas desde a última visita, ocorrida há um mês, quando os vereadores ouviram as demandas da comunidade. Entre as principais reclamações dos moradores, estão a falta de segurança e as deficiências na infraestrutura do centro.

Durante a visita, o colegiado observou que um dos pedidos atendidos foi em relação à roçagem. O mato alto e a consequente aparição de escorpiões eram parte das reclamações dos moradores. Outras demandas de infraestrutura, no entanto, dependem de reforma. Por isso, o objetivo é ampliar a articulação com o Poder Executivo para que realize os reparos necessários no centro comunitário.

Os vestiários próximos às piscinas, por exemplo, apresentam condições precárias. No masculino, há falta de um vaso sanitário em um dos banheiros, enquanto outro está interditado. No feminino, também há um banheiro interditado e falta pia para a higiene das mãos. Além disso, a entrada do prédio apresenta riscos, como uma caixa de energia de alta tensão sem tampa de segurança, o que pode ocasionar acidentes. As salas do centro sofrem com infiltrações causadas pelas chuvas, e a acessibilidade no local é comprometida.

Participaram os membros da Comissão, vereador Helder do Táxi (PSD), presidente; Márcio do Estacionamento (DC), vice-presidente; e João Antunes Bano (Solidariedade), secretário. Representando a Prefeitura, estavam presentes o secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, Siddhartha Leão, o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Henrique Paes, o presidente do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), Dimas Francisco Peruzza, o presidente da Associação de Moradores do Cecap, Adir Almeida, o padre Diego Miquelotto e a assistente social, Raquel Araújo.

Um representante da Secretaria de Obras e Serviços Públicos também foi convidado a participar, mas não compareceu.

Insegurança 

As invasões, depredações e falta de segurança no centro comunitário do Cecap são também questionadas pelos vereadores. Durante a diligência, o secretário Siddhartha e o comandante Paes reforçaram o interesse da Prefeitura em buscar uma solução, contudo explicaram que no momento há limitações financeiras no governo municipal e de efetivo na GCM para atender a demanda. Eles se comprometeram a reforçar as rondas, enquanto outras medidas não são viáveis de serem adotadas no momento.

Como alternativas, foram debatidas a instalação de câmeras de segurança no Centro Comunitário, a disponibilidade de um guarda civil em uma base dentro do equipamento público e a contratação de vigilantes. Essa pauta também foi abordada em reunião da Comissão de Segurança Pública da Câmara em março.

 

Foto: Câmara de Limeira

Homem é denunciado por estupro de vulnerável em Limeira

Menina de onze anos alega que tio, que mora na mesma casa, abusava dela há algum tempo; caso está sendo investigado pela Delegacia de Defesa da Mulher  Na manhã desta quinta-feira (17), uma equipe da Patrulha Maria da Penha da GCM de Limeira foi acionada por uma mulher que denunciou o irmão por estupro de vulnerável. A vítima, sua filha de onze anos, alegou que o tio, que mora na mesma casa, teria passado a mão em suas partes íntimas, um comportamento que persistia há algum tempo.  A mulher, que estava acolhida na casa de outra vítima de violência junto com seus filhos, levou o caso ao conhecimento da escola onde a criança estuda, por meio de outra criança. Hoje, a Guarda Civil Municipal conduziu a mãe e a filha à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), onde a menina passou por exame no Instituto Médico Legal para verificar se houve conjunção carnal.  O laudo será encaminhado à DDM, e o caso será investigado. O suspeito será intimado para prestar esclarecimentos. A ocorrência foi registrada como estupro de vulnerável. (Renan Isaltino)

Veja mais

Crianças são atropeladas enquanto brincavam na rua em Limeira; uma delas está em estado grave

O condutor do veículo, um idoso de 64 anos, ficou em estado de choque  Duas crianças, de 9 e 11 anos, foram atropeladas no início da noite desta quinta-feira (16), no Jardim Santa Cecília, em Limeira. Elas foram encaminhadas à Santa Casa da cidade para receber atendimento médico.  De acordo com as informações apuradas, as crianças estavam brincando de bola na rua quando foram atingidas por um veículo Honda Fit, conduzido por um idoso de 64 anos. O motorista parou imediatamente após o atropelamento e prestou socorro às vítimas.  A criança de 9 anos foi a mais atingida, sofrendo ferimentos graves na região da cabeça. Já a de 11 anos também foi levada ao hospital, onde passou por avaliação médica. Ambas seguem sob cuidados e passam por exames. (Renan Isaltino)

Veja mais

Casal é detido por furtar mais de R$ 700 em azeites de supermercado em Limeira

Foram mais de 12 litros de azeite furtados  Um casal foi detido pela equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Limeira na noite desta quinta-feira (16), nas proximidades de um hipermercado no Jardim Nossa Senhora de Fátima, em Limeira. Já conhecidos nos meios policiais e também pelos funcionários do estabelecimento, os dois são suspeitos de praticar diversos furtos em Limeira e Piracicaba.  O homem, de 39 anos, e a mulher, de 41, possuem várias passagens anteriores por furto. Segundo a GCM, eles foram flagrados após furtarem azeites orgânicos do supermercado. A soma dos produtos levados ultrapassa R$ 700, sendo que somente os azeites totalizavam mais de 12 litros.  Após serem abordados pela ROMU, o casal confessou a prática do crime e foi conduzido ao Plantão Policial de Limeira, onde permaneceu preso à disposição da Justiça. Os produtos furtados foram recuperados e devolvidos ao supermercado. (Renan Isaltino)

Veja mais