Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Discussão de anistia aos cidadãos presos após atos ocorridos no 8 de janeiro é proposta por vereador de Limeira

O vereador de Limeira (SP), Guilherme Guido (PL), propôs a Moção N°47/2025, em apoio à discussão de anistia aos cidadãos presos em decorrência dos atos ocorridos no dia oito de janeiro de 2023, em Brasília (DF). O documento foi aprovado durante a sessão ordinária de segunda-feira, 31 de março.

O parlamentar explicou que a anistia é um instrumento jurídico e político de pacificação nacional e que a Constituição Federal prevê a aplicação em situações políticas. Para ele, deve ser “amplamente debatida a possibilidade de anistia aos indivíduos que foram detidos sem a devida comprovação de culpa ou que tenham sido vítimas de abuso de autoridade e excessos no processo de investigação e julgamento”.

Guilherme Guido argumentou que existe a necessidade de se resguardar o princípio do devido processo legal, evitando abusos de autoridade e garantindo que todos os cidadãos tenham direito a um julgamento justo e imparcial. “Muitos detidos não tiveram suas devidas garantias processuais plenamente asseguradas, sendo alvo de medidas desproporcionais e sem a devida comprovação de sua participação efetiva em atos ilícitos”, salientou.

Na propositura, o vereador também defendeu que o princípio da presunção de inocência deve ser garantido a todos os cidadãos brasileiros. “Há relatos de prisões arbitrárias e excessos cometidos nos processos de apuração e punição dos envolvidos”, ressaltou o autor da moção.

O discurso do parlamentar pode ser conferido na íntegra por meio deste link.

 

Foto: Câmara de Limeira

Guarda Civil Municipal de Limeira prende homem em flagrante por tentativa de roubo

A ação ocorreu após um guarda que patrulhava a área solicitar apoio aos colegas  Na noite desta segunda-feira (14), a Guarda Civil Municipal de Limeira deteve um indivíduo que estava praticando um roubo na região da rodoviária. A ação ocorreu após um guarda que patrulhava a área solicitar apoio aos colegas.  Ao chegarem ao local, os agentes flagraram o homem tentando roubar um iPhone de um motorista que passava pela rodoviária. O suspeito foi levado ao plantão policial de Limeira, onde permaneceu preso à disposição da justiça. (Renan Isaltino)

Veja mais

Polícia Militar de Limeira prende foragido da justiça por homicídio

O homem alegou que desconhece o crime praticado em 2005  Na noite desta segunda-feira (14), a equipe de Força Tática da Polícia Militar de Limeira realizou a prisão de um homem procurado pela justiça por homicídio ocorrido em 2005 na cidade de São Paulo. A detenção aconteceu no bairro Vitório Lucato, durante uma patrulha de rotina.  Os policiais avistaram o indivíduo em uma motocicleta e, ao abordá-lo, constataram que ele era procurado pela justiça. A ocorrência foi apresentada no plantão policial de Limeira, onde o homem permaneceu preso à disposição da justiça. (Renan Isaltino)

Veja mais

Vice-prefeito de Americana assume comando da cidade por 18 dias

Chico Sardelli (PL) se licenciou para uma viagem  Nesta segunda-feira (14), Odir Demarchi (PSD), vice-prefeito de Americana, assumiu temporariamente a chefia do Executivo municipal. Ele ficará no cargo até o dia 2 de maio, substituindo o prefeito Chico Sardelli (PL), que se licenciou para uma viagem.  Demarchi destacou seus objetivos para o período em que estará à frente da administração da cidade. O maior desafio será lidar com a crise da dengue, que já resultou em 19 mortes confirmadas até a tarde desta segunda-feira, o maior número registrado em um único ano, relatou ele.  Além disso, Demarchi mencionou que recebeu orientações de Sardelli para manter as finanças municipais em ordem, garantindo que nenhuma verba seja excedida. Ele enfatizou a importância de manter uma gestão financeira coerente durante sua interinidade. (Renan Isaltino)

Veja mais