O que não se vê, também importa. E muito. A água que escoa, os ralos que não transbordam, os córregos que continuam limpos: todos esses pequenos detalhes do dia a dia têm relação direta com um trabalho que acontece, silenciosamente, embaixo da cidade. E em Limeira, esse cuidado com o que está abaixo do solo é realizado pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto, que atua de forma estratégica.
No primeiro trimestre de 2025 foram lavados 40,5 quilômetros de redes de esgoto, um aumento relevante de 44% em relação ao mesmo período de 2024, quando a marca foi de 28,1 km. Esse desempenho coloca 2025 como o melhor resultado da cidade dos últimos três anos.
O avanço está diretamente ligado ao compromisso da BRK com ações preventivas que impactam diretamente na qualidade do serviço e no bem-estar da população. A lavagem das redes evita o acúmulo de resíduos, diminui o risco de entupimentos e contribui para que o sistema opere de forma contínua e segura. “Esse é um trabalho que tem como foco principal a prevenção. Manter as redes limpas evita acúmulo de resíduos, reduz riscos de obstruções e contribui para a eficiência do sistema de esgotamento sanitário como um todo. É uma ação estratégica de preservação e cuidado com a população”, destaca Alexandre Leite, gerente de operações da BRK em Limeira.
Além do volume expressivo de limpeza, os reflexos práticos da ação já são percebidos: houve uma redução de 10% no número de desobstruções realizadas no primeiro trimestre de 2025. Foram 114 intervenções (entre redes e ramais), contra 126 no mesmo período do ano anterior.
Essa melhora reforça a eficácia do trabalho da BRK, que atua de forma preventiva e orientada por indicadores técnicos, priorizando áreas com maior risco de obstruções e mantendo rotinas rígidas de manutenção. “A redução nas desobstruções mostra que estamos no caminho certo. Investir na prevenção traz resultados para toda a cidade com menos transtornos, menos ocorrências operacionais e mais qualidade de vida”, reforça o gerente.
Esse resultado também reforça a importância do descarte correto de resíduos, uma responsabilidade compartilhada entre poder público, concessionária e moradores. O lançamento de lixo, óleo e outros resíduos domésticos em ralos, vasos sanitários ou redes dos imóveis pode gerar impactos no funcionamento de todo o sistema de esgotamento sanitário, prejudicando não só o meio ambiente, mas também a saúde dos clientes.
Foto: BRK