Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Crédito consignado CLT será liberado pelos canais eletrônicos dos bancos a partir de sexta

empréstimo consignado para quem tem cardeira assinada poderá ser feito diretamente pelos canais eletrônicos dos bancos a partir da sexta-feira (25). A nova modalidade de crédito está disponível, por enquanto, apenas pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

Além disso, o trabalhador que já tem o consignado ativo também poderá fazer a migração para a nova linha, com juros mais baixos, desconto diretamente da folha de pagamento e garantia do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), a partir da sexta-feira.

A estimativa é que mais de 80 instituições estejam habilitadas a oferecer a modalidade pelos seus sites.

O Crédito do Trabalhador, chamado também de Consignado CLT, já atingiu R$ 7,4 bilhões em empréstimos em quase um mês de funcionamento. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, de 21 de março até 17 de abril, foram 6,9 milhões de solicitações, com 1,3 milhão de contratos firmados.

Para Rubens Neto, especialista da Crédito Popular, a disponibilidade pelos canais eletrônicos dos bancos vai ser benéfica aos trabalhadores que tenham crédito mais caro e poderão migrar para a nova linha de consignado com garantia do FGTS.

“As taxas que os grandes bancos irão oferecer vai depender da análise de risco das instituições financeiras farão com base no seu tempo de trabalho e histórico de operações de crédito. No entanto, espera-se que o acesso ao crédito seja mais vantajoso em comparação com outras modalidades de empréstimo, já que o crédito consignado possui uma das menores taxas de juros do mercado”, afirma Rubens Neto.

As taxas de juros para o crédito consignado do trabalhador com carteira assinada variaram de 2,99% a 4,99% ao mês, aproximadamente 40% a 80% ao ano, nos primeiros dias da nova modalidade. Enquanto os juros do empréstimo pessoal variam entre 5% e 6% ao mês.

Como funciona

O Crédito do Trabalhador autoriza empréstimo descontado em folha de pagamento para trabalhadores com carteira assinada, incluindo empregados domésticos, trabalhadores rurais e funcionários de microempreendedores individuais (MEI)

A prestação mensal não pode ultrapassar 35% do salário do trabalhador. No momento da solicitação, o trabalhador pode optar por autorizar o uso de 10% do FGTS como garantia, 100% da multa rescisória ou outras garantias.

A instituição financeira avaliará dados como tempo de serviço e salário do trabalhador para decidir se concederá o crédito. Caso o trabalhador desista do empréstimo, ele tem 7 dias corridos, a partir do recebimento do crédito, para devolver o valor total recebido das instituições financeiras.

Cautela

No entanto, é necessário ter cautela antes de optar por realizar o Consignado CLT. “Esta retenção de parte do FGTS como garantia para um empréstimo mais barato deve ser bastante planejada pelo consumidor, para que não se torne uma dificuldade, já que para os trabalhadores da iniciativa privada o fundo representa uma reserva financeira estratégica”, alerta Luiz Orsatti Filho, diretor Executivo do Procon-SP.

A proposta, que pode ser tentadora para muitos, deve ser bem analisada e planejada para não prejudicar o orçamento do solicitante, afirma Rubens Neto, da Crédito Popular.

“A antecipação do FGTS, por exemplo, usa uma parte dessa modalidade como garantia, sem mexer no salário. Por isso, há o crédito com juros reduzidos sem haver um impacto no orçamento mensal, o que pode ser benéfico para alguns casos”, explica Rubens Neto.

Os cuidados antes de fazer um consignado

• Compreenda a regra dessa modalidade

• Conheça seus direitos

• Avalie a real necessidade do empréstimo

• Avalie se esse desconto não vai comprometer o orçamento mensal e gerar um endividamento

• Avalie a possibilidade de ser demitido e ter parte do FGTS retido ou a totalidade da multa rescisória

Comparar as taxas de juros

1. A contratação não pode ser efetuada por telefone, mas pelos canais do banco após a proposta recebida no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital)

2. A taxa máxima de juros já inclui todos os custos da operação, portanto, tarifa de abertura de crédito (TAC) ou qualquer outra não é permitida

3. É proibido estipular prazo de carência para o início do pagamento das parcelas, ou seja, ao receber o empréstimo, o beneficiário não pode começar a pagá-lo meses depois

4. Bancos e financeiras devem informar antes da assinatura do contrato, no mínimo, sobre o valor total contratado com e sem juros; taxa mensal e anual de juros; valor, número e periodicidade das prestações; data do início e fim do desconto; custo efetivo total

5. Se todas as informações estão no contrato que deve ser assinado pelas partes.

 

Fonte: R7

Foto: ADRIANA TOFFETTI/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Ex-vereador Pedro Cruz morre aos 70 anos em Piracicaba

O ex-vereador Pedro Cruz, de 70 anos, faleceu neste domingo (27), em decorrência de insuficiência cardíaca. O velório terá início às 7h desta segunda-feira (28), no Salão Nobre Helly de Campos Melges, na Câmara Municipal de Piracicaba. Durante o período de luto, a bandeira do município será hasteada a meia-haste, como decretado pelo presidente da Câmara, Rerlison Teixeira de Rezende (PSDB), o Relinho, que também manifestou suas condolências aos familiares e amigos do ex-parlamentar. O corpo de Pedro Cruz ficará no Salão Nobre da Câmara Municipal até às 13h desta segunda-feira. Em seguida, será encaminhado para o Memorial Metropolitano de Piracicaba (Rua Cajobi, 326, Bairro Chicó), onde ocorrerá uma cerimônia. Após a cerimônia, o corpo será cremado. Pedro Cruz estava internado no Hospital da Unimed e, além de sua trajetória política, dedicava-se ao trabalho voluntário como conselheiro do Lar dos Velhinhos e do Sindicato dos Contabilistas. Pedro Cruz nasceu em Piracicaba no dia 7 de julho de 1954. Natural da cidade, ele foi eleito vereador em 2012, recebendo 1.888 votos, ocupando a 21ª posição entre os 23 eleitos daquela gestão. Sua carreira como empresário também foi de destaque: formou-se técnico em química industrial, contabilidade e administração de empresas com especialização em administração financeira. Por mais de 30 anos, foi diretor da Fundição Engenharia e Máquinas Ltda (Femaq), cargo que assumiu em 1985, sucedendo seu pai, Antônio Cruz. Pedro Cruz era casado com Ângela Maria Pecorari de Cruz, com quem teve uma filha, Aline Pecorari da Cruz Sabbadin. O ex-vereador deixa também dois netos, Sofia e Bruno Cruz Sabbadin. Sua trajetória de vida e seu legado continuam a inspirar aqueles que o conheceram e conviveram com ele, seja na política, nos negócios ou no serviço comunitário. A Câmara Municipal de Piracicaba emitiu uma nota se solidarizando com amigos e família, relembrando seu compromisso com a cidade e seu trabalho em prol do bem comum. Foto: Câmara de Piracicaba

Veja mais

Motorista perde controle e colide em poste na Avenida Ruy Rodrigues em Campinas

Na tarde deste domingo (27), um motorista perdeu o controle de seu veículo e colidiu contra um poste na Avenida Ruy Rodrigues, no Distrito do Ouro Verde, em Campinas (SP). O acidente aconteceu no sentido centro da via, deixando a cena do ocorrido marcada pela presença do carro danificado ainda no local. Segundo testemunhas, o motorista não aguardou a chegada das autoridades e abandonou o carro no local. A colisão causou danos ao poste e ao veículo. Não há informações sobre vítimas. Equipes da Polícia Militar e da Emdec foram acionadas para o atendimento da ocorrência. Até o momento, a identidade do motorista que deixou o local do acidente não foi identificada e a polícia segue investigando o caso. A colisão também interrompeu parcialmente o fluxo de tráfego na área, mas a situação foi normalizada com a remoção do veículo.

Veja mais

Tentativa de furto em agência bancária é frustrada em Campinas

Na madrugada deste domingo (27), uma tentativa de furto qualificado foi registrada em uma agência do Banco Itaú localizada na Avenida Ruy Rodrigues, no Jardim Novo Campos Elíseos, em Campinas (SP). De acordo com informações da Polícia Civil, os criminosos tentaram acessar a sala onde ficam os caixas eletrônicos, mas não conseguiram completar a ação. De acordo com informações do boletim de ocorrência, suspeitos não identificados realizaram um buraco na parede da agência para adentrar no local, mas, ao tentarem desativar as câmeras de segurança, não obtiveram sucesso. Sem conseguir levar nenhum bem ou dinheiro, os criminosos fugiram do local antes da chegada da polícia. Até o momento, não foram localizados. O caso foi registrado como furto qualificado tentado. Equipes da Polícia Civil realizaram perícia no local, onde foram encontradas evidências da tentativa de ação criminosa. Não houve roubo ou subtração de bens da agência. A investigação segue em andamento para identificar os responsáveis pelo crime e esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Veja mais