O mês de abril se despede com mais um alerta de temporais para o estado de São Paulo. De acordo com a Climatempo, a passagem de uma frente fria em alto-mar, na altura da região Sudeste, deve trazer umidade para o continente, favorecendo a formação de nuvens carregadas especialmente sobre o sul e o leste do estado.
A cidade de São Paulo já deve iniciar a segunda-feira (28) com céu nublado e possibilidade de chuva fraca em pontos isolados. No entanto, com o avanço do sistema, a tendência é de que as chuvas se intensifiquem ao longo do dia e se estendam até a noite. Também há previsão de raios e rajadas de vento que podem variar entre 50 e 60 km/h.
O alerta da Climatempo aponta para altos volumes de chuva acumulada, o que eleva o risco de alagamentos e enxurradas. A instabilidade pode causar ainda interrupções no fornecimento de energia elétrica, além de queda de galhos e árvores.
A situação é mais crítica nas regiões do Vale do Ribeira, litoral sul, Baixada Santista, Sorocaba, Campinas, além de partes da Serra da Mantiqueira e do Vale do Paraíba. Nas demais áreas do estado, a Climatempo emite um estado de atenção, já que a entrada de umidade também pode provocar pancadas mais intensas de chuva em cidades como Presidente Prudente, Bauru, São José do Rio Preto e Franca.
Queda nas temperaturas e diminuição da chuva
Com o rápido deslocamento da frente fria em direção ao Espírito Santo e ao litoral sul da Bahia, a chegada de uma massa de ar frio promete mudar o tempo no estado nos próximos dias. Segundo a Climatempo, as temperaturas mínimas voltam a cair em São Paulo, com possibilidade de novos recordes de madrugada mais fria do ano.
A previsão aponta mínima de 14 °C na quarta-feira (30) e na sexta-feira (02), e 13 °C na quinta-feira (1º de maio), feriado do Dia do Trabalhador.
Por outro lado, a tendência é de diminuição das chuvas. Algumas regiões do litoral, norte e nordeste paulista, além da capital, ainda podem registrar garoa na manhã de terça-feira, mas o tempo deve firmar ao longo do dia. Entre quarta e sexta-feira, a maior parte do estado deve permanecer sem previsão de chuva, com tardes mais amenas. Em São Paulo, as temperaturas máximas devem variar entre 21 °C e 24 °C até o fim da semana.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil